quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Sobre ilustrações,visões de trabalho e amizades

Há dois anos quando comecei a trabalhar no jornal,tive que adaptar o meu trabalho/traço as necessidades e agilidade que a nova mídia em que ele seria impresso precisava,até ai tudo bem,isso é o que todo profissional deveria fazer.
Mas confesso que a primeira coisa que realmente me causou "estranheza",foi o modo como as pessoas encaravam a ilustração(até então tinha tido a sorte de trabalhar em duas empresas que reconheciam a importância da mesma),muitas vezes como um "tapa buraco" e noutras como um simples "adorno" de página.Sinceramente acho muito engraçado como as pessoas não entendem que todos tem uma importância num sistema de trabalho(e social também)que funciona como uma engrenagem...Porém como toda a unanimidade é burra,há sempre excessões que fazem valer a pena acreditar,como Renata Bezerra(em outro post eu falarei sobre a coluna de política),
Laiziane Soares e Marcela Alves.
Mas eu encontrei primeiramente isso na equipe do caderno de informática:Tárcio Fonseca,Duda Gueiros e Geison Macedo(que migrou depois para o blog do jornal),que eram capitaneados competentemente por Hercília Galindo.
Desde o início eles sempre foram profissionais e trataram com respeito a ilustração,traziam sempre a matéria para discutirmos um pouco sobre ela e mesmo com os prazos apertados e os anúncios com tamanhos"doidos" que vinham de última hora,nos forçando a ter que adaptar todo o trabalho(texto e ilustração) em pouco tempo,era sempre um prazer fazer isso nas tardes de terça-feira.
Cansei das vezes em que Tárcio vinha com a pauta e acabávamos por adentrar em outros assuntos "nerds e geeks" como games,filmes,Steve Jobs,tendências tecnológicas e etc.
Mas o motivo principal de ter escrito esse texto é porque essa equipe migrou para o novo portal que o jornal está fazendo e irão ficar responsáveis pelo conteúdo dele.
Desejo toda a boa sorte a equipe e tenho certeza de que foi a decisão acertada,pois esse é o futuro dessa mídia e não vejo pessoas mais competentes que eles para realizar esse trabalho e essas mudanças na empresa.
Foi um grande prazer trabalhar com vocês.
Grande abraço,


Segue algumas capas que fiz para o caderno:










2 comentários:

  1. Que texto bacana, Rafael. Gosto que só das pessoas que você citou no post. Sorte pra todos no novo portal e para as meninas que ficaram com o caderno de informática.

    E o visual do caderno de informática já tem tua cara. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna,obrigado!
    Tive a sorte de encontrar boas pessoas para trabalhar,inclusive você(mesmo tendo trabalhado pouco)e as meninas(Laiziane e Marcela)também são incríveis,determinadas e com uma sensibilidade única.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir